ATOR

“Eu não sou outro senão o ator, e acredito que sempre foi assim. A gente não escolhe a arte, é ela que nos aponta e diz: vamos! Então, prazer, Wanderley Montanholi – ator!”

A paixão pela atuação surgiu desde pequeno, tanto que aos 8 anos Wanderley já teve os primeiros contatos com esta arte em grupos amadores (TASP – SESC e Cia Oficinas – Casa de Cultura) de Paranavaí (PR), sua cidade natal.

Teve sua estreia nos palcos no ano 2000 com a apresentação de “O Patinho Preto”, dirigido por Tânia Volpato no qual interpretava um dos patinhos. Logo após, adentrou em um projeto de teatro itinerante, sob a direção de Rosi Sanga, e estreou em “Era uma vez a Escola” fazendo o personagem “Órfão” do espetáculo em questão, no qual permaneceu de 2002 a 2004.

Em cena com a atriz Ana Cechinel

Sempre em busca de aprimoração, Wanderley mudou-se para o Rio de Janeiro, oportunidade em que aproveitou para aprofundar-se nos estudos de voz para o teatro e de interpretação, em si, tendo seus primeiros contatos com produções audiovisuais.

Já em São Paulo, ingressou no INDAC – Escola de Atores em 2011, formando-se em 2014 com Cyrano de Bergerac, dirigido pelo renomado Kiko Marques.

Wanderley como Cyrano de Bergerác – Direção de Kiko Marques

Permaneceu sempre com estudos paralelos em voz e cursos de aperfeiçoamento, podendo citar experiências como a de Workshops realizado com atores do Teatro de Soleil e em grupos de diversas linguagens existentes em São Paulo. Também desenvolveu contato mais próximo com a atuação para câmera, participando de produções audiovisuais e canto, ingressando em alguns projetos musicais.

Dentro do audiovisual, voltou-se para o cinema, TV, institucionais e para a publicidade, desenvolvendo trabalhos para o Masterchef, Donos da Bola e alguns outros programas da BAND, bem como campanhas nacionais a favor da aplicação da vacina de COVID-19.

Backstage gravação de vídeo Institucional

No cinema participou de vários curtas-metragens e várias produções voltadas para internet, sendo o último o curta Mortinho da Silva, com direção de Rodrigo Buscatto. Já nos institucionais, Wanderley podemos citar como último trabalho a gravação de diversos vídeos internos para a empresa WEB MOTORS em São Paulo.

Na internet Wanderley atua, principalmente, em vídeos curtos produzidos para entreter, mas também para trazer seu tom questionador sobre temas com grande relevância social. Dentro dessa constância, hoje Wanderley soma 35 mil seguidores no Instagram, depois de já ter tido outro trabalho em 2016 que o levou a ter uma página de 200 mil seguidores no Facebook (O InSignos Canal) e que acrescentou bastante para a sua perspectiva de criação de conteúdo.

E falando nisso, levado pelo seu viés social, Wanderley sempre procurou produzir projetos beneficentes infantis e adultos, o que, atualmente, acabou por levá-lo a focar seu estudo em teatro em cima de Brecht e teatro de resistência, numa busca intensa da melhora social através da arte, criando laços e comunicação entre diversas classes com o intuito de uma transformação positiva no cenário sociocultural atual.

Festival de Cinema de Penedo – Foto: Arantos Fotografia

“A Arte vem pra mudar, pra agregar, pra trazer a transformação necessária para que a gente nunca se esqueça do humano, da vida, do singelo. E o ser ator é a maior honra que a vida poderia me dar. Me deixar participar dessa transformação é, todo dia, no mínimo, gratificante. Eu não poderia ser outro senão o artista!”

Fundador do Grupo Grito de Teatro, que agora se transformou em Duo Grito, com a presença da excepcional atriz Cy Teixeira, vem trabalhando na montagem do texto “Retalhos – O Abismo Inverso” para estreia agora em 2024.

Focado na linha de pesquisa que une a arte ao questionamento e à luta das pautas sociais, seu estudo nesta área é focado na tentativa de comunicação social e transformação do agressor de minorias através da arte, construindo uma ponte de diálogo sobre diversos temas, ao mesmo tempo que mantém a beleza e o entretenimento dos espetáculos e filmes.

Nessa linha de pesquisa, lançou a primeira peça em 2019: O espetáculo “Como Respirar em Dias de Chuva” que foi sucesso de Bilheteria, com temporada na cidade de São Paulo.

Espetáculo – Como respirar em dias de chuva – Foto: André Costa

Dá uma olhadinha aqui embaixo que cê vai encontrar vídeos e fotos de trabalhos desse senhor gigantesco de 1,69m, pai de 10 gatos e sempre cheio de energia!

______________________________________________________________________________

FOTOS PARA CASTING

Fotos Herbert Baratella e Luis Marques

______________________________________________________________________________

REGISTROS DE TRABALHOS (TEATRO E AUDIOVISUAL)

(Fotos Still, André Costa e Arô Ribeiro)

______________________________________________________________________________

VÍDEOS

______________________________________________________________________________